Especialidades

Estudantes que apresentam rendimento acadêmico abaixo do esperado para o seu respectivo nível de desenvolvimento e de escolaridade, podem ter algum distúrbio de aprendizagem, relacionados com a falta de habilidade específica em relação às áreas de leitura, escrita ou matemática, tais como:

Discalculia

Distúrbio de aprendizagem que compromete as habilidades de raciocínio lógico-matemático. O aluno apresenta dificuldade em realizar operações matemáticas, classificar números, compreender conceitos numéricos, realizar cálculos precisos e fluentes.

Disgrafia

Caracteriza-se pela escrita incompreensível de palavras, muitas vezes chamada de “letra feia”. É um transtorno que afeta a qualidade da escrita em relação ao traçado ou grafia, pode haver dificuldade na junção de palavras de maneira inadequada à utilização de pouca ou muita força na hora de escrever.

Dislexia

É um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade na aprendizagem da leitura; reconhecimento preciso ou fluente de palavras; comprometimento em codificação e decodificação; dificuldades de ortografia.

Disortografia

Distúrbio que afeta as habilidades de escrita, interferindo negativamente na estruturação, organização e produção de textos escritos, mas não afetam o traçado ou grafia das palavras.

TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

É um transtorno do neurodesenvolvimento que pode comprometer os níveis de atenção, organização e/ou hiperatividade-impulsividade.

A desatenção e desorganização interferem na capacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir, perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Já a hiperatividade-impulsividade está relacionada com atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros, incapacidade de aguardar, falta de controle dos impulsos.